quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Exercício de Interpretação Textual (SPAECE - III)


EXERCICIO EXTRA – SPAECE
Texto I: para a questão 01
http://4.bp.blogspot.com/-_7PsJ8V9DvI/TkwmpbL7DDI/AAAAAAAAACI/wgXORDGRcSg/s400/clip_image002.gif
01- De acordo com o texto acima
a) A via por onde os carros trafegavam não existia sinalização.
b) O carro do motorista e a moto não têm mais concerto.
c) O motorista do carro morreu no acidente ao ultrapassar.
d) O motorista do carro obedeceu à velocidade permitida.
e) Quem ultrapassa tira a vida somente de outras pessoas.
Texto II: para as questões de 02 a 05
A INTELIGÊNCIA ANIMAL
Há muito vem sendo estudada a possibilidade de haver, no reino animal, outros tipos de inteligência além da humana. Vejam, por exemplo, o golfinho. Dizem que esses simpáticos mamíferos pensam mais rápido do que o homem, têm linguagem própria e também podem aprender uma língua humana. Além disso, chegam a adquirir úlceras de origem psicológica e sofrem stress por excesso de atividade.                           (Cláudio Moreno)
02- O golfinho serve de exemplo comprovador de que:
a) há animais que não pensam tão rápido quanto o homem.
b) outros animais também possuem inteligência humana.
c) o homem não pode falar com os golfinhos.
d) outros mamíferos também podem falar a nossa língua.
e) há animais que pensam como os humanos.
03- Palavra que, no texto, se refere a golfinho, evitando a sua repetição, é:
a) animal                       c) inteligência                e) linguagem
b) mamíferos                 d) reino
04- “Dizem que esses simpáticos mamíferos...”; a utilização da forma verbal dizem mostra que:
a) a ciência já estudou a questão.
b) há certeza no que se diz.
c) o autor não acredita no que é dito por outros.
d) ainda há possibilidades de haver erro no que é dito.
e) ainda não houve livros publicados a respeito desse assunto.
05- Após a leitura do texto, podemos dizer que os golfinhos:
a) não são inteligentes.          d) são diferentemente inteligentes.
b) são pouco inteligentes.      e) são humanamente inteligentes.
c) talvez sejam inteligentes como os humanos.
Texto III para as questões 06 a 08.
Índice.png
06- A charge acima sugere que
a) todos os candidatos são extremamente confiáveis.
b) é preciso por a mão no fogo pelos candidatos.
c) o eleitor se decepcionou com seu candidato.
d) não há candidatos honestos no Brasil.
e) o candidato machucou a mão do eleitor.
07- A expressão “botar a mão no fogo” representa
a) respeito           c) confiança           e) descuido
b) amizade          d) coragem
08- Na frase: “O que foi isso home?” A palavra sublinhada mostra que a personagem é uma pessoa que
a) é fina e elegante.                 d) tem pouco estudo.
b) é simples e humilde.           e) nasceu em outro país.
c) é muito divertida.
Texto IV: para a questão 09.
O Cão e o Homem
“Se você recolher um cachorro que morre de fome e o tornar próspero, ele não o morderá. Está aí a diferença principal entre um cão e um homem.” (Mark Twain)
09- O defeito humano criticado pelo autor é a:
a) antipatia           b) ingratidão           c) violência
d) grosseria          e) inveja
Texto V: para a questão 10.
Índice.png
10- Essa campanha tem objetivo de
a) conscientizar os carnavalescos para o uso da camisinha.
b) mostrar a idade certa para o carnavalesco usar a camisinha.
c) aumentar a venda de camisinhas no período do carnaval.
d) incentivar a compra da camisinha durante o carnaval.
e) criticar o carnavalesco pelo uso da camisinha no carnaval.
Texto VI: para as questões 11 e 12
 Índice.png
opovo.uol.com.br
11- Segundo a charge, o poluente que está destruindo, com maior intensidade, o planeta Terra é
a) a não reciclagem do lixo.
b) as grandes queimadas.
c) a contaminação do solo por agrotóxicos.
d) a poluição das águas dos rios.
e) a emissão de gases poluentes.
12- O texto acima apresenta uma linguagem contendo
a) somente a forma verbal
b) somente a forma não-verbal
c) somente símbolos e sinais.
d) a forma verbal e não verbal
e) em forma de códigos
Texto VII: para a questão 13.
OLHA A NOSSA BANDEIRA COMO ESTÁ FICANDO
Índice.png

http://heliorubiales.zip.net

13- (ENEM) A figura é uma adaptação da bandeira nacional. O uso da imagem no anuncio tem como principal objetivo
a) mostrar à população que a Mata Atlântica é mais importante para o país do que a ordem e o progresso.
b) criticar a estética da bandeira nacional, que não reflete com exatidão a essência do país que representa.
c) informar a população sobre a alteração que a bandeira oficial do país sofrerá.
d) alertar a população para o desmatamento da Mata Atlântica e fazer um apelo para que as derrubadas acabem.
e) incentivar as campanhas ambientalistas e ecológicas em defesa a Amazônia.
Texto VIII: para as questões 14 e 15.
Índice.png
14- A charge acima faz uma crítica
a) ao futebol brasileiro.
b) a programação da TV.
c) aos escândalos no senado.
d) as emissoras de TV brasileira.
e) as pessoas que assistem TV.
15- O personagem da charge se mostra diante da TV
a) decepcionado            c) satisfeito         e) curioso
b) irritado                        d) animado
Texto IX: para as questões 16 e 17.
“Rua escura. Um homem chega para o outro e diz:
– Você pode me dar as horas?
O outro olha o relógio e responde:
– Dez e meia.
O primeiro mostra o revólver:
– Não. Quero todas.”
16- Assinale a afirmação correta em relação a estrutura do texto:
a) o uso dos travessões e aspas foi utilizado apenas como recurso estilístico.
b) os travessões foram usados apenas para reforçar a ideia central do texto.
c) o uso de aspas objetiva chamar a atenção do leitor ao texto.
d) os travessões foram usados para indicar a fala dos personagens dentro da narrativa.
e) o uso dos dois pontos é utilizado para indicar uma citação.
17- A ideia principal do texto é informar
a) as horas ao homem.
b) que a rua estava escura.
c) o roubo do relógio.
d) quem possuía o relógio
e) que é proibido usar arma.
Texto X: para a questão 18.
“Cinto de segurança também no banco de trás. Proteja a vida de quem você ama.”
18- Considerando esse texto como parte de uma campanha educativa, qual seria a sua função principal
a) narrar                     c) relatar                      e) criticar
b) descrever              d) convencer
As questões 19 e 20 referem-se ao texto que segue.
A química do amor
Esqueça a velha máxima que diz que os opostos se atraem. O conceito, afirmam cientistas, só vale para a física e não passa de mito em matéria de relacionamentos. Para os biólogos Peter Buston e Stephen Emlen, da Universidade de Cornell, em Nova York, a escolha de um parceiro é baseada na preferência por pessoas que se assemelham a nós mesmos. “Quem busca um companheiro com valores parecidos com os seus acaba enfrentando menos conflitos no relacionamento. Por isso, tem mais chances de estabelecer laços duradouros e criar filhos com sucesso”, explica Emlen. O estudo contradiz algumas noções que temos sobre as diferentes estratégias de acasalamento praticadas por machos e fêmeas, derivadas da teoria do naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) e defendidas, hoje, pela psicologia evolutiva. Hoje, a ciência já interpreta a formação de casais à luz dos elementos culturais e começa a abrir espaço para contestações. Afinal, existe a fórmula do amor? Os especialistas afirmam que não.
ARTONI, Camila. A química do amor. Galileu. Rio de Janeiro: Globo, n. 146, set. 2003, p. 63. [Adaptado].
19- Destaca-se no texto o recurso argumentativo de
a) desqualificação do oponente.
b) reunião de provas concretas.
c) citação de autoridade.
d) formação de consenso.
e) exposição de vocabulário técnico.
20- A expressão “os opostos se atraem” é retomada, de forma mais ampla e abstrata, por
a) estratégias de acasalamento.
b) conflitos no relacionamento.
c) elementos culturais.
d) fórmula do amor.
e) laços duradouros.


Exercício de Interpretação Textual (SPAECE - II)


9. Leia o texto
O Galo e a Pedra Preciosa (Esopo)
Um Galo, que procurava no terreiro, alimento para ele e suas galinhas, acaba por encontrar uma pedra preciosa de grande beleza e valor. Mas, depois de observá-la por um instante, comenta desolado:
— Se ao invés de mim, teu dono tivesse te encontrado, ele decerto não iria se conter diante de tamanha alegria, e é quase certo que iria te colocar em lugar digno de adoração. No entanto, eu te achei e de nada me serves. Antes disso, preferia ter encontrado um simples grão de milho, a que todas as jóias do Mundo!
Moral da História:
A necessidade de cada um é o que determina o real valor das coisas.
www.sitededicas.com.br
O tema desse texto é
a)         a relação entre valor e necessidade
b)         a beleza e o valor da pedra preciosa
c)         o alimento preferido de galos e galinhas
d)         o encontro do galo com a pedra.
10.  Leia o texto abaixo.
O DESCOBRIDOR DE COISAS
A gente vinha de mãos dadas, sem pressa de nada pela rua. Totoca vinha me ensinando a vida. E eu estava muito contente porque meu irmão mais velho estava me dando a mão e ensinando as coisas. Mas ensinando as coisas fora de casa. Porque em casa eu aprendia descobrindo sozinho e fazendo sozinho, fazia errado e fazendo errado acabava sempre tomando umas palmadas. Até bem pouco tempo ninguém me batia. Mas depois descobriram as coisas e vivem dizendo que eu era o cão, que eu era capeta, gato ruço de mau pêlo. Não queria saber disso. Se não estivesse na rua, eu começava a cantar. Cantar era bonito. Totoca sabia fazer outra coisa além de cantar, assobiar. Mas eu por mais que imitasse, não saía nada. Ele me animou dizendo que era assim mesmo, que eu ainda não tinha boca de soprador.
VASCONCELOS, José Mauro de. O descobridor de coisas. In: Meu pé de laranja lima.São Paulo: Melhoramentos, 1999.
No final do texto, a palavra TOTOCA foi substituída por
a)         ele.        b)  nós.    c)  ela.                   d)Vós
13. Leia o texto abaixo.
Mãos à água!
Elas entram em contato com muitas coisas e podem levar microorganismos nocivos para a boca, os olhos e outras partes do corpo. Por isso, as mãos pedem atenção especial. Devem ser lavadas antes das refeições, depois de ir ao banheiro e sempre que tiverem contato com sujeira. A pele da palma das mãos é diferente do restante do corpo, e pode ser lavada mais vezes.
Revista CHC 176 :: Janeiro/ Fevereiro de 2007 Adriana Bonomo e José Marcos Cunha
No trecho “Elas entram em contato com muitas coisas...”, a palavra Elas refere-se a
a)         refeições.            b)bocas.                c)águas. d) mãos.
11. Leia o texto abaixo.
Um Remédio Chamado Carinho
figura46.jpg
Você sabia que a desnutrição, às vezes, não é causada apenas pela má alimentação? Falta de carinho também pode dificultar o desenvolvimento de uma criança.
Hoje, 1% a 5% das crianças brasileiras sofrem de desnutrição.
Para tentar amenizar o problema, um hospital de São Paulo, o Pérola Byington, está ensinando as mães de crianças com desnutrição a cantar para seus filhos e até brincar de roda. O “tratamento” está dando certo, ou seja, algumas doses extras de carinho não fazem mal a ninguém. (Um remédio chamado carinho. ZÁ, Coral Ed. n. 30, 1999)
Esse texto foi escrito para
a)         informar sobre a importância do carinho.
b)         homenagear os pais de crianças desnutridas.
c)         criticar o carinho exagerado entre pais e fi lhos.
d)         ensinar brincadeiras para pessoas com desnutrição.
15. Leia o texto abaixo.
Desejo de genro
Sogrinha, eu gostaria muito que a senhora fosse uma estrela.
— Quanta gentileza, genrinho. Mas por que você fala assim?
— Porque a estrela mais próxima está a milhões e milhões de quilômetros da Terra.
Calendário 2008 – Ed. Boa Nova Com. Livros Religiosos Ltda. - EPP
O que dá um tom divertido a esse texto?
a)         A existência de estrelas a milhões de quilômetros do planeta Terra
b)         A gentileza do genro com a sua “sogrinha”, coisa rara de acontecer
c)         O genro comparar a distância das estrelas à distância que quer ter da sogra
d)         O genro chamar a sua sogra de “sogrinha” e querer que ela fosse uma estrela
Texto para as questões 16 e 17
“Rua escura. Um homem chega para o outro e diz:
– Você pode me dar as horas?
O outro olha o relógio e responde:
– Dez e meia.
O primeiro mostra o revólver:
– Não. Quero todas.”
12. Assinale a afirmação correta em relação a estrutura do texto:
a) o uso dos travessões e aspas foi utilizado apenas como recurso estilístico.
b) os travessões foram usados apenas para reforçar a ideia central do texto.
c) o uso de aspas objetiva chamar a atenção do leitor ao texto.
d) os travessões foram usados para indicar a fala dos personagens dentro da narrativa.
e) o uso dos dois pontos é utilizado para indicar uma citação.
13- A ideia principal do texto é informar
a) as horas ao homem.
b) que a rua estava escura.
c) o roubo do relógio.
d) quem possuía o relógio
e) que é proibido usar arma.
14. “Cinto de segurança também no banco de trás. Proteja a vida de quem você ama.
19- Considerando esse texto como parte de uma campanha educativa, qual seria a sua função principal
a) narrar                     c) relatar                      e) criticar
b) descrever              d) convencer
Texto para as questões 20 e 21
Nova Imagem.png
15- Através da leitura dessa imagem, deduz-se que
a) os filhos devem comer apenas frutas, verduras e legumes.
b) as crianças não sabem comer com suas próprias mãos.
c) os filhos são obrigados a comer tudo o que for servido pelos pais.
d) as crianças precisam fazer regimes desde cedo.
e) os filhos têm o costume de escolher o que desejam comer.
16- A palavra GORDUCHOS foi escrita de forma diferenciada das outras para
a) insultar a criança que não quer comer.
b) incentivar a criança a comer apenas verduras.
c) mostrar que os pais devem ser autoritários.
d) indicar o aumento de peso nas crianças.
e) estimular o apetite da criança.