EXERCICIO
EXTRA – SPAECE
Texto I: para a questão 01
01- De acordo com o texto acima
a) A via
por onde os carros trafegavam não existia sinalização.
b) O
carro do motorista e a moto não têm mais concerto.
c) O
motorista do carro morreu no acidente ao ultrapassar.
d) O
motorista do carro obedeceu à velocidade permitida.
e) Quem
ultrapassa tira a vida somente de outras pessoas.
Texto II: para as questões de 02
a 05
A INTELIGÊNCIA ANIMAL
Há muito
vem sendo estudada a possibilidade de haver, no reino animal, outros tipos de
inteligência além da humana. Vejam, por exemplo, o golfinho. Dizem que esses
simpáticos mamíferos pensam mais rápido do que o homem, têm linguagem própria e
também podem aprender uma língua humana. Além disso, chegam a adquirir úlceras
de origem psicológica e sofrem stress por excesso de atividade. (Cláudio Moreno)
02- O golfinho serve de exemplo comprovador de que:
a) há
animais que não pensam tão rápido quanto o homem.
b) outros
animais também possuem inteligência humana.
c) o
homem não pode falar com os golfinhos.
d) outros
mamíferos também podem falar a nossa língua.
e) há
animais que pensam como os humanos.
03- Palavra que, no texto, se refere a golfinho,
evitando a sua repetição, é:
a)
animal c)
inteligência e) linguagem
b)
mamíferos d) reino
04- “Dizem que esses simpáticos mamíferos...”; a
utilização da forma verbal dizem mostra que:
a) a
ciência já estudou a questão.
b) há
certeza no que se diz.
c) o
autor não acredita no que é dito por outros.
d) ainda
há possibilidades de haver erro no que é dito.
e) ainda
não houve livros publicados a respeito desse assunto.
05- Após a leitura do texto, podemos dizer que os
golfinhos:
a) não
são inteligentes. d) são
diferentemente inteligentes.
b) são
pouco inteligentes. e) são
humanamente inteligentes.
c) talvez
sejam inteligentes como os humanos.
Texto III para as questões 06 a
08.

06- A charge acima sugere que
a) todos
os candidatos são extremamente confiáveis.
b) é
preciso por a mão no fogo pelos candidatos.
c) o
eleitor se decepcionou com seu candidato.
d) não há
candidatos honestos no Brasil.
e) o
candidato machucou a mão do eleitor.
07- A expressão “botar a mão no fogo” representa
a)
respeito c) confiança e) descuido
b)
amizade d) coragem
08- Na frase: “O que foi isso home?” A palavra
sublinhada mostra que a personagem é uma pessoa que
a) é fina
e elegante. d) tem pouco
estudo.
b) é
simples e humilde. e) nasceu em
outro país.
c) é
muito divertida.
Texto IV: para a questão 09.
O Cão e o Homem
“Se você
recolher um cachorro que morre de fome e o tornar próspero, ele não o morderá.
Está aí a diferença principal entre um cão e um homem.” (Mark Twain)
09- O defeito humano criticado
pelo autor é a:
a)
antipatia b) ingratidão c) violência
d)
grosseria e) inveja
Texto V: para a questão 10.

10- Essa campanha tem objetivo de
a)
conscientizar os carnavalescos para o uso da camisinha.
b)
mostrar a idade certa para o carnavalesco usar a camisinha.
c)
aumentar a venda de camisinhas no período do carnaval.
d)
incentivar a compra da camisinha durante o carnaval.
e)
criticar o carnavalesco pelo uso da camisinha no carnaval.
Texto VI: para as questões 11 e
12

opovo.uol.com.br
11- Segundo a charge, o poluente
que está destruindo, com maior intensidade, o planeta Terra é
a) a não
reciclagem do lixo.
b) as
grandes queimadas.
c) a
contaminação do solo por agrotóxicos.
d) a
poluição das águas dos rios.
e) a
emissão de gases poluentes.
12- O texto acima apresenta uma
linguagem contendo
a)
somente a forma verbal
b)
somente a forma não-verbal
c)
somente símbolos e sinais.
d) a
forma verbal e não verbal
e) em
forma de códigos
Texto VII: para a questão 13.
OLHA A
NOSSA BANDEIRA COMO ESTÁ FICANDO

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13- (ENEM) A figura é uma adaptação da bandeira
nacional. O uso da imagem no anuncio tem como principal objetivo
a)
mostrar à população que a Mata Atlântica é mais importante para o país do que a
ordem e o progresso.
b)
criticar a estética da bandeira nacional, que não reflete com exatidão a
essência do país que representa.
c)
informar a população sobre a alteração que a bandeira oficial do país sofrerá.
d)
alertar a população para o desmatamento da Mata Atlântica e fazer um apelo para
que as derrubadas acabem.
e)
incentivar as campanhas ambientalistas e ecológicas em defesa a Amazônia.
Texto VIII: para as questões 14 e
15.

14- A charge acima faz uma crítica
a) ao
futebol brasileiro.
b) a
programação da TV.
c) aos
escândalos no senado.
d) as
emissoras de TV brasileira.
e) as
pessoas que assistem TV.
15- O personagem da charge se mostra diante da TV
a)
decepcionado c)
satisfeito e) curioso
b)
irritado d)
animado
Texto IX: para as questões 16 e
17.
“Rua escura.
Um homem chega para o outro e diz:
– Você
pode me dar as horas?
O outro
olha o relógio e responde:
– Dez e
meia.
O
primeiro mostra o revólver:
– Não.
Quero todas.”
16- Assinale a afirmação correta em relação a
estrutura do texto:
a) o uso
dos travessões e aspas foi utilizado apenas como recurso estilístico.
b) os
travessões foram usados apenas para reforçar a ideia central do texto.
c) o uso
de aspas objetiva chamar a atenção do leitor ao texto.
d) os
travessões foram usados para indicar a fala dos personagens dentro da
narrativa.
e) o uso
dos dois pontos é utilizado para indicar uma citação.
17- A ideia principal do texto é informar
a) as
horas ao homem.
b) que a
rua estava escura.
c) o
roubo do relógio.
d) quem
possuía o relógio
e) que é
proibido usar arma.
Texto X: para a questão 18.
“Cinto de
segurança também no banco de trás. Proteja a vida de quem você ama.”
18- Considerando esse texto como parte de uma
campanha educativa, qual seria a sua função principal
a)
narrar c) relatar e) criticar
b)
descrever d) convencer
As questões 19 e 20 referem-se ao texto que segue.
A química do amor
Esqueça a
velha máxima que diz que os opostos se atraem. O conceito, afirmam cientistas,
só vale para a física e não passa de mito em matéria de relacionamentos. Para
os biólogos Peter Buston e Stephen Emlen, da Universidade de Cornell, em Nova
York, a escolha de um parceiro é baseada na preferência por pessoas que se
assemelham a nós mesmos. “Quem busca um companheiro com valores parecidos com
os seus acaba enfrentando menos conflitos no relacionamento. Por isso, tem mais
chances de estabelecer laços duradouros e criar filhos com sucesso”, explica
Emlen. O estudo contradiz algumas noções que temos sobre as diferentes
estratégias de acasalamento praticadas por machos e fêmeas, derivadas da teoria
do naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) e defendidas, hoje, pela
psicologia evolutiva. Hoje, a ciência já interpreta a formação de casais à luz
dos elementos culturais e começa a abrir espaço para contestações. Afinal,
existe a fórmula do amor? Os especialistas afirmam que não.
ARTONI, Camila. A química do amor. Galileu. Rio de Janeiro:
Globo, n. 146, set. 2003, p. 63. [Adaptado].
19- Destaca-se no texto o recurso argumentativo de
a)
desqualificação do oponente.
b)
reunião de provas concretas.
c)
citação de autoridade.
d)
formação de consenso.
e)
exposição de vocabulário técnico.
20- A expressão “os opostos se atraem” é retomada,
de forma mais ampla e abstrata, por
a)
estratégias de acasalamento.
b)
conflitos no relacionamento.
c)
elementos culturais.
d)
fórmula do amor.
e) laços
duradouros.