terça-feira, 10 de julho de 2012

Atividade

Leia a letra de uma canção de Arnaldo Antunes e responda às questões propostas.

Fora de si

eu fico louco
eu fico fora de si
eu fica assim
eu fica fora de mim

eu fico um pouco
depois eu saio daqui
eu vai embora
eu fico fora de si

eu fico oco
eu fica bem assim
eu fico sem ninguém em mim

1. O poema é relativamente simples quanto ao conteúdo, já que se organiza em torno de uma ideia central. Qual é essa ideia?

2. A canção se intitula “fora de si”.

a) O que significam expressões como “ficar fora de si” ou “ficar fora de mim”?

b) Logo, o título da canção é coerente com seu assunto central? Justifique.

3. O texto causa estranhamento devido à falta de concordância entre algumas palavras e termos. Identifique alguns casos, em que haja problema com a concordância verbal.

4. Que papel tem a concordância ou a falta dela na construção do sentido global da canção?

5. Em todos os versos, o centro do discurso é a figura do eu lírico, identificado pelo pronome reto eu. Apesar disso, os verbos e pronomes se alteram entre a 1ª e a 3ª pessoa, sugerindo a presença de outra pessoa, talvez um interlocutor, não mencionada explicitamente no texto. Quem poderia ser essa pessoa?

6. Qual a função da linguagem predominante no texto a cima?

7. Reconheça nos textos a seguir, as funções da linguagem:
a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo)

b) O verbo infinitivo
Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar

Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar e então ouvir
E então sorrir para poder chorar.

E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito

E esquecer tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor até morrer
E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)

c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pré-históricos, de sons a que se dá o nome genérico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômeno vital da respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a parte exterior da boca." (Matoso Câmara Jr.)

d) " - Que coisa, né?
- É. Puxa vida!
- Ora, droga!
- Bolas!
- Que troço!
- Coisa de louco!
- É!"

e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights."

f) "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos)

g) " - Que quer dizer pitosga?
- Pitosga significa míope.
- E o que é míope?
- Míope é o que vê pouco."

8. reescreva as frases a seguir, trocando as palavras destacadas pelas palavras que estão entre parênteses, refazendo, se necessário, a concordância do verbo ser, de acordo com a variedade padrão.

a) Daqui até o muro, é um metro. (cinco metros)

b) Aquilo era um pedaço de pão velho. (restos do jantar)

c) Amanhã é Natal. (27 de maio)

d) Cinema e livros são nosso lazer cultural. (teatro)

e) O responsável pela biblioteca é você. (eu)

9. Complete os espaços com uma das opções indicadas entre parênteses:

a) Com essas medidas, acredito que não ___ mais problemas de ordem econômica aqui em casa. (haverá/haverão)

b) Já ___ três dias que ele não aparece aqui. (faz/fazem)

c) Penso que ____ existir outros meios para que você possa atingir seu objetivo. (deve/devem)

d) _____ muito tempo, ______ ali alguns fatos estranhos. (Há/A – aconteceu/aconteceram)

e) O relógio da sala _____ quatro horas. Agora, _____ apenas trinta minutos para ele chegar com as novidades. (bateu/bateram – falta/faltam)

10. (IBGE) Indique a opção correta, no que se refere à concordância verbal, de acordo com a norma culta:

a) Haviam muitos candidatos esperando a hora da prova.

b) Choveu pedaços de granizo na serra gaúcha.

c) Faz muitos anos que a equipe do IBGE não vem aqui.

d) Bateu três horas quando o entrevistador chegou.

e) Fui eu que abriu a porta para o agente do censo.

11. (IBGE) Assinale a frase em que há erro de concordância verbal:

a) Um ou outro escravo conseguiu a liberdade.

b) Não poderia haver dúvidas sobre a necessidade da imigração.

c) Faz mais de cem anos que a Lei Áurea foi assinada.

d) Deve existir problemas nos seus documentos.

e) Choveram papéis picados nos comícios.

Um comentário:

  1. T-Tatanium Art of T-Thing Titanium Tone - Titanium
    T-Tatanium Art of T-Thing Titanium mens titanium wedding rings Tone. T-Tatanium Art of T-Thing titanium white dominus price Titanium Tone. T-Tatanium Art of winnerwell titanium stove T-Thing Titanium Tone. T-Tatanium Art titanium dioxide of T-Thing T-Tatanium t fal titanium pan

    ResponderExcluir