quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Exercícios sobre Variação Linguística


ABC do Sertão

Luíz Gonzaga

Lá no meu sertão pros caboclo lê
Têm que aprender um outro ABC
O jota é ji, o éle é lê
O ésse é si, mas o érre
Tem nome de rê
O jota é ji, o éle é lê
O ésse é si, mas o érre
Tem nome de rê
Até o ypsilon lá é pissilone
O eme é mê, O ene é nê
O efe é fê, o gê chama-se guê
Na escola é engraçado ouvir-se tanto "ê"
A, bê, cê, dê,
Fê, guê, lê, mê,
Nê, pê, quê, rê,
Tê, vê e zê
Lá no meu sertão pros caboclo lê
Têm que aprender outro ABC
O jota é ji, o éle é lê
O ésse é si, mas o érre
Tem nome de rê
O jota é ji, o éle é lê
O ésse é si, mas o érre
Tem nome de rê
Até o ypsilon lá é pissilone
O eme é mê, O ene é nê
O efe é fê, o gê chama-se guê
Na escola é engraçado ouvir-se tanto "ê"
A, bê, cê, dê,
Fê, guê, lê, mê,
Nê, pê, quê, rê,
Tê, vê e zê
A, bê, cê, dê,
Fê, guê, lê, mê,
Nê, pê, quê, rê,
Tê, vê e zê
Atenção que eu vou ensinar o ABC
A, bê, cê, dê, e
Fê, guê, agâ, i, ji,
ka, lê, mê, nê, o,
pê, quê, rê, ci
Tê, u, vê, xis, pissilone e zê

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

ASA BRANCA
Quando oiei a terra ardendo
Quá foguera de São João
Eu preguntei a Deus do céu, ai
Pur que tamanha judiação?
Qui braseiro, qui fornaia
Nem um pé de prantação
Pru farta d’água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão.
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortá pro meu sertão.
Quando o verde dos teus óio
Se espaiá na prantação
Eu te asseguro, num chore não, viu?
Que eu vortarei, viu, meu coração.

Título da Obra: ASA BRANCA. Autores: Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira

1. Sobre a música, responda:
a) De que ele trata?

b) As marcas de oralidade presentes na canção dificultam sua compreensão? Justifique.

c) Quais os possíveis motivos apontados pelo eu lírico da cegueira do pássaro?   

d) Trace o perfil do “eu” da música Asa Branca, mostrando, se possível, a idade, o sexo, o grau de escolaridade, a região, a classe social desse “eu”.

2. Re-escreva o texto utilizando a linguagem padrão.

3. Com relação ao texto acima, considere a afirmação: "Existe diferença entre uso coloquial e uso vulgar da língua; no primeiro, o emissor expressa-se de modo espontâneo, descontraído. As frases, apesar de agramáticas, mantêm o padrão sintático da língua; já o uso vulgar reflete o falar de pessoas ignorantes, iletradas, cuja marca mais característica está no sistema fonético".
Relacione "Asa Branca" com as afirmações acima e assinale a alternativa incorreta:
a) São exemplos do uso vulgar da língua: “oiei”, “qua”, “qui fornaia”, “prantação”, “pru farta” entre outros que podem ser localizados no texto.
b) Há no texto, também, o uso culto da língua.
c) O vocabulário empregado no texto reflete o ambiente físico e social do emissor, sendo de se observar que o emissor representa toda uma coletividade.
d) Na quarta estrofe (versos 13, 14 e 15) há predomínio do uso culto da língua.
e) Não há uso coloquial da língua no texto, há tão-somente o uso culto e vulgar.

Um comentário:

  1. Super curti sua atividade, tem como enviar o gabarito para meu e-mail, e se possível outras atividades sobre variação linguística?
    Abraços
    lucivaldo88@hotmail.com

    ResponderExcluir